SEJAM BEM VINDOS! ...

(...) todo amanhã se cria num ontem, através de um hoje (...). Temos de saber o que fomos, para saber o que seremos”
Paulo Freire

terça-feira, 10 de abril de 2012

PROF. DIRLEY DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS ... SUA IMPORTÂNCIA NA ESCOLA E NA VIDA...

FUNDAMENTOS: 



A Inportância da Matemática no dia-a-dia do aluno.

       A Matemática vem, desde muito tempo sendo considerada a vilã entre as matérias do currículo básico. O seu estudo é criticado por muitos especialistas em educação. Sua forma de ser vista e trabalhada é muito fria, sem história e sem sentido. Este trabalho busca lembrar outras formas de se estudar Matemática, busca tirar o seu estudo do papel de vilão, de fator de exclusão social. 
       Talvez os professores não percebam, mas a Matemática há muito tempo vem sendo uma forma de escolher e excluir alunos, e este papel só deixarão de ser desempenhado quando a Matemática quantitativa der lugar à Matemática qualitativa. Um estudo que vise buscar outros caminhos para o ensino-aprendizagem de Matemática, ou até mesmo apenas discutir e apontar falhas do atual modelo de ensino matemático é justificado por um pequeno questionamento quanto à repetência e não aprendizagem da disciplina Matemática. 
     O objetivo de estudo deste trabalho é descobrir e apresentar como, quando e porque se dá a aprendizagem Matemática e procurar mostrar outros caminhos para estabelecer esta aprendizagem de forma verdadeira e engrandecedora para o aprendiz. É preciso demonstrar o tempo todo a necessidade de se iniciar o estudo da Matemática com o conhecimento que o aluno traz consigo do seu meio social e cultural, que a ruptura brutal e/ou desprezo de seu conhecimento extra-escolar vai apenas acentuar um relacionamento de dominante e dominado entre professor e aluno e não facilitará em nada a aprendizagem. procurando fazer uma crítica à forma como a Matemática é vista e ensinada em nossas escolas e procura-se traçar uma diretriz de um estudo mais eficaz deste conteúdo. Procurar também, tratar a forma como a matemática é aprendida pelo educando.         
      Devemos salientar que este estudo é bastante despretensioso, foi uma pesquisa que serviu de aprendizado, busca de um “como ser um professor melhor” para o jovem do futuro e do presente. Entre todos os tipos de novas tendências de ensino da Matemática, a resolução de problemas foi escolhida para ser mais bem estudado por ir de encontro ao nosso pensamento e convicção de que toda e qualquer cultura merece respeito por parte de todos. Muitas vezes, e devido principalmente à cultura massificante transmitida pelos meios de comunicação de massa, sentimo-nos tentados a valorizar mais cultura dominante em detrinimento da nossa. 
      Esta forma de agir e pensar é que auxilia na implantação e conservação das minorias pouco pensantes. O uso na escola de uma metodologia que fortaleça as raízes culturais do aprendiz irá fortalecer a cultura regional e diminuir ou afastar o risco de dominância cultural das classes dominadoras. A dominância cultural traz a dominância política, a escravidão de pensamento e a sobre vivência que irá transformar-se em humilhação, derrota, fome, ignorância e conflitos em forma de inadequação metodológica no ensino da Matemática. A importância da escola para se evitar um futuro sem esperança cabe ao professor procurar renovar seus métodos e pensamentos para formar alunos críticos, atuais e atuantes. Só assim teremos perspectivas de um futuro brilhante.          Fonte: Autor desconhecido


Observemos algumas situações em que Professor e Aluno, seja ele dito "especial" ou com dificuldade de aprendizado por motivos diversos, podem interagir com esse mundo mágico da matemática...






























A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA NO DIA-A-DIA DO ALUNO
  
 Problemática :
  
A Matemática vem, desde muito tempo sendo considerada a vilã entre as matérias do currículo básico. O seu estudo é criticado por muitos especialistas em educação. Sua forma de ser vista e trabalhada é muito fria, sem história e sem sentido.

 Objetivo:

O objetivo de estudo deste trabalho é descobrir e apresentar como, quando e porque se dá a aprendizagem Matemática e procurar mostrar outros caminhos para estabelecer esta aprendizagem de forma verdadeira e engrandecedora para o aprendiz. É preciso demonstrar o tempo todo a necessidade de se iniciar o estudo da Matemática com o conhecimento que o aluno traz consigo do seu meio social e cultural, que a ruptura brutal e/ou desprezo de seu conhecimento extra-escolar vai apenas acentuar um relacionamento de dominante e dominado entre professor e aluno e não facilitará em nada a aprendizagem.

Justificativa:

O tema de estudo desse blog, busca discutir e lembrar outras formas de estudar matemática, visando mudar sua imagem de vilã entre as disciplinas e de fator de exclusão social que muitos não percebem mas vem sendo uma forma de escolher e excluir alunos, podendo ser mudado esse quadro quando a matemática quantitativa der lugar à matemática qualitativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário