
PAUTA:
REUNIÃO PEDAGÓGICA EXTRAORDINÁRIA
-Professores de 6ºs a 9ºs anos-
Data: 06.07.2012
Educação
Sala ambiente (permanência dos professores em sala de aula e o rodízio dos alunos): uma alternativa que pode dar certo...(Mariana Cruz, Pedro Zille T. Nasser e Iacy Nunes)
Quem trabalha com educação sabe que o ofício exige empenho constante
por parte de todos os integrantes da comunidade escolar. Cabe aos
professores, alunos, direção e funcionários pensarem coletivamente para
fazer da escola um ambiente cada vez mais agradável a todos; sendo
assim, a sala de aula deve ser entendida como um lugar http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao/0284.htmlque deve
propiciar o aprendizado. Por vezes são testadas estratégias que visam
tais melhorias. Algumas experiências dão certo, outras nem tanto, mas
tudo se justifica quando pensamos a Educação como um processo contínuo
de construção/adaptação, cujo foco principal esteja centrado na
melhoria da qualidade do ensino para todos (alunos, professores,
coordenadores etc.).
(...) Os principais argumentos contrários ao rodízio de alunos baseiam-se
no fato de que algumas escolas têm quantidade de funcionários
insuficiente para dar apoio nesses momentos de transição entre salas e
para evitar a depredação ou ocupação das salas vazias. Realmente são
graves tais problemas. Por outro lado, a escola é, juntamente com a
família do aluno, o lugar ideal para resolver dificuldades dessa
natureza, isto é, relacionadas à educação do indivíduo. Por se tratar
de alunos do Ensino Médio, cuja maioria vai sozinha para escola, sem
precisar ser levada por um responsável, é evidente que eles têm a
capacidade de se deslocar de uma sala para outra de forma autônoma, têm
capacidade de se organizar e autogerir nesse ínfimo percurso (não são
mais crianças que precisam fazer "trenzinho" ou andar de mãos dadas para
se deslocar); da mesma forma, a violação das salas vazias diz respeito
à má conduta do aluno, que também é papel da escola (junto da família)
tentar melhorar. Parece-me que a solução não é acabar com o rodízio, e
sim conscientizar os alunos de que eles não devem depredar as salas
vazias (como fez o técnico de informática), bem como mostrar que eles
são responsáveis e organizados o suficiente para saberem se deslocar de
uma sala para outra sem que sejam necessárias diversas pessoas
fiscalizando e mandando-os entrar na sala a todo momento. Isso também é
educar.
Sendo assim, podemos destacar algumas vantagens e possibilidades
criadas ao implementar a ideia de sala ambiente em conjunto com o
rodízio dos alunos:
- Redução do lixo jogado no chão da sala de aula e corredores;
- Redução das pichações na sala de aula;
- Geração de maior senso de responsabilidade nos alunos;
- Criação da possibilidade de conscientizar professores e alunos com relação ao espaço da escola;
- Favorecimento da implementação da ideia de sala ambiente;
- Economia do tempo de preparo da sala para início das aulas;
- Evitar o desgaste dos professores (carregar livros, computadores, projetores, som, etc.
http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao/0284.html
Portanto, baseados nesses argumentos e na realidade de nossa escola, cuja evasão, problemas de violência e depredação tem aumentado, nós da EM PROF. VANDERLEI ROSA DE OLIVEIRA, decidimos por mudar a metodologia e logística das aulas, na tentativa de mudar o quadro apresentado, já no 2º SEMESTRE de 2012. Afinal, não se trata de uma solução inédita, outras escolas utilizam o método e estão tendo bons resultados.
VAMOS AGUARDAR!
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