SEJAM BEM VINDOS! ...

(...) todo amanhã se cria num ontem, através de um hoje (...). Temos de saber o que fomos, para saber o que seremos”
Paulo Freire

terça-feira, 3 de julho de 2012

SALAS AMBIENTE PARA PROFESSORES E ALUNOS DO 6º AO 9º ANO...EM BREVE, UMA REALIDADE!!!


PAUTA: 
REUNIÃO PEDAGÓGICA EXTRAORDINÁRIA
-Professores de 6ºs a 9ºs anos-
 Data: 06.07.2012
 Educação

Sala ambiente (permanência dos professores em sala de aula e o rodízio dos alunos): uma alternativa que pode dar certo...(Mariana Cruz, Pedro Zille T. Nasser e Iacy Nunes)

Quem trabalha com educação sabe que o ofício exige empenho constante por parte de todos os integrantes da comunidade escolar. Cabe aos professores, alunos, direção e funcionários pensarem coletivamente para fazer da escola um ambiente cada vez mais agradável a todos; sendo assim, a sala de aula deve ser entendida como um lugar http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao/0284.htmlque deve propiciar o aprendizado. Por vezes são testadas estratégias que visam tais melhorias. Algumas experiências dão certo, outras nem tanto, mas tudo se justifica quando pensamos a Educação como um processo contínuo de construção/adaptação, cujo foco principal esteja centrado na melhoria da qualidade do ensino para todos (alunos, professores, coordenadores etc.).
(...) Os principais argumentos contrários ao rodízio de alunos baseiam-se no fato de que algumas escolas têm quantidade de funcionários insuficiente para dar apoio nesses momentos de transição entre salas e para evitar a depredação ou ocupação das salas vazias. Realmente são graves tais problemas. Por outro lado, a escola é, juntamente com a família do aluno, o lugar ideal para resolver dificuldades dessa natureza, isto é, relacionadas à educação do indivíduo. Por se tratar de alunos do Ensino Médio, cuja maioria vai sozinha para escola, sem precisar ser levada por um responsável, é evidente que eles têm a capacidade de se deslocar de uma sala para outra de forma autônoma, têm capacidade de se organizar e autogerir nesse ínfimo percurso (não são mais crianças que precisam fazer "trenzinho" ou andar de mãos dadas para se deslocar); da mesma forma, a violação das salas vazias diz respeito à má conduta do aluno, que também é papel da escola (junto da família) tentar melhorar. Parece-me que a solução não é acabar com o rodízio, e sim conscientizar os alunos de que eles não devem depredar as salas vazias (como fez o técnico de informática), bem como mostrar que eles são responsáveis e organizados o suficiente para saberem se deslocar de uma sala para outra sem que sejam necessárias diversas pessoas fiscalizando e mandando-os entrar na sala a todo momento. Isso também é educar.
Sendo assim, podemos destacar algumas vantagens e possibilidades criadas ao implementar a ideia de sala ambiente em conjunto com o rodízio dos alunos:
  • Redução do lixo jogado no chão da sala de aula e corredores;
  • Redução das pichações na sala de aula;
  • Geração de maior senso de responsabilidade nos alunos;
  • Criação da possibilidade de conscientizar professores e alunos com relação ao espaço da escola;
  • Favorecimento da implementação da ideia de sala ambiente;
  • Economia do tempo de preparo da sala para início das aulas;
  • Evitar o desgaste dos professores (carregar livros, computadores, projetores, som, etc.
(...) Fonte de pesquisa na íntegra: 
http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao/0284.html





Portanto, baseados nesses argumentos e na realidade de nossa escola, cuja evasão, problemas de violência e depredação tem aumentado, nós da EM PROF. VANDERLEI ROSA DE OLIVEIRA, decidimos por mudar a metodologia e logística das aulas, na tentativa de mudar o quadro apresentado, já no 2º SEMESTRE de 2012. Afinal, não se trata de uma solução inédita, outras escolas utilizam o método e estão tendo bons resultados. 
VAMOS AGUARDAR!

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